quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fatal Frame, a história por trás do jogo


O jogo se passa dentro da famosa mansão Himuro, que realmente existe, não tem uma localização fixa, a única certeza é que ela se localiza nos arredores de Tóquio, a capital japonesa. Diz a lenda que lá acontecia um ritual macabro, e também ocorrera um massacre brutal.


A cada, aproximadamente, dez anos, a atual geração da família deveria realizar um ritual, chamado de Ritual do Estrangulamento. O ritual servia para livrar a casa de um karma, chamado de malice (Malícia em inglês), e que surgia no 13º dia do 12º mês.

Para o ritual era escolhida uma moça ainda bem jovem (algumas versões dizem ao nascer, outras quando esta completa sete anos), que ficava trancada em um quarto, longe do mundo exterior e da família, para manter sua alma limpa e não se “sujar” com a afeição ao mundo externo, neste quarto ela era cuidada por sacerdotizas do templo que havia na mansão, estas usavam máscaras para não deixar que a escolhida se apegasse à nenhuma delas.

suposta foto do templo da mansão
A garota ficava trancada até atingir a idade adulta. Quando chegava a data certa ela era levada ao templo externo, onde era purificada no Santuário da Lua. Então o atual patriarca da família, juntamente com sacerdotes, amarravam o corpo da garota com cordas nos pulsos, tornozelos, pescoço… Cordas ligadas à rodas ou animais de grande porte (Como bois e cavalos). Após as devidas orações serem feitas, os sacerdotes (Ou escravos, existem várias versões) começavam a girar a roda, de modo que os membros da moça eram esticados até serem arrancados totalmente (O ritual possui este nome por ela ser estrangulada ao mesmo tempo em que seus membros eram arrancados.). O sangue jorrava nas cordas, que depois eram usadas para lacrar o portal do karma que se abria em algum lugar do templo xintoísta.

Além do Ritual do Estrangulamento também havia o Ritual do Demônio Cego (não se sabe a relação com o ritual de estrangulamento mas este ritual parecia ser necessário para o sucesso do ritual de estrangulamento) a garota era escolhida (De acordo com a lenda de que a criança era escolhida aos sete anos). Uma outra moça era forçada a usar uma máscara com espetos nos olhos, cegando-a. Depois ela era colocada na maior sala da mansão com várias meninas, e começava uma espécie de “pega-pega”. A moça cega era apresentada como o “Oni” (Demônio) e deveria pegar todas as garotas. A primeira a ser pega seria a próxima “Oni” da seleção daqui a dez anos, cegada pela máscara. Ela seria a mais fácil de se pega por ser “cega” ao demônio. A última a ser pega, portanto, seria a próxima Sacerdotiza do Santuário da Corda, pois podia “ver o mal” e portanto fugia dele com maior facilidade.

suposta foto da mansão
Uma vez, porém, algo saiu errado e a Donzela do Santuário da Corda acabou se apaixonando por um rapaz que ela vira, sem querer, pela janela da mansão. Juntos eles planejavam fugir para impedir o infortúnio que recaíria sobre a garota.

Mas o patriarca descobriu, e, num acesso de loucura por saber que a alma da escolhida estava “impura”, pegou uma espada e matou todos que estavam presentes na mansão naquele momento. Envergonhado com sua falha de prevenir a calamidade, ele caiu sobre sua própria katana cometendo suicídio.

suposta foto do interior da mansão
A Família Himuro e os rituais performados por ela agora estavam mortos. As pessoas locais ficaram quietas quanto a história, e eles não estavam nada ansiosos para descobrir detalhes das mortes. Ainda hoje, esforços são feitos para descobrir mais informações sobre a família e sua tragédia, mas os registros são poucos. Quem consegue encontrar a mansão diz que coisas estranhas acontecem por lá, barulhos, visões de moças sacrificadas.




 Ainda hoje, esforços são feitos para descobrir mais informações sobre a família e sua tragédia, mas os registros são poucos. Um time de pesquisadores foi mandado para a mansão para obter informações, foi assim que boa parte da história verdadeira foi descoberta. A história propriamente está deformada por lendas locais e mistérios, e acredita-se que almas vingativas da família assassinada assombram a mansão, repetindo o ritual que falhou com aqueles que ousam entrar no edifício abandonado. O que é talvez a parte mais aterradora da história é que boa parte dela á verdadeira, incluindo os sacrifícios e os assassinatos. A verdadeira mansão permanece abandonada kilômetros fora de Tókio.




A Tecmo teve cuidadosa precaução para replicar a Mansão. Pequenas marcas de sangue espalhadas no chão e nas paredes do jogo, são marcas verdadeiras achadas pelos pesquisadores.



 Outras lendas locais foram utilizadas para elaborar o enredo do jogo. Um casal de amantes se encontrava em uma árvore fora da mansão antes dos assassinatos. A família da menina disse a ela que ela não poderia mais encontrar seu amor; ela acabou se enforcando na mesma árvore. Após o suicídio, muitos acidentes de carro e mortes foram registradas perto desta árvore. Um lenhador local morreu inexplicavelmente, junto com todos os moradores da vila com os quais ele dividiu sua lenha. Muitas pessoas que perambularam pela mata perto da mansão desapareceram misteriosamente. Outros elementos do jogo são verdadeiros. Pesquisadoras acharam as estranhas estátuas de Budhas ensangüentados e bonecas, usadas para passar de um quarto para o outro na mansão; cabeças decepadas, cordas e amuletos estranhos foram achados espalhados pela mansão. Ocasionalmente, fotos reais tiradas de objetos e locais na mansão revelaram uma imagem fantasmagórica de uma menina de kimono branco que acreditam que seja a donzela assassinada pelo ritual.

Fonte: SSWR

3 comentários:

  1. OMGOMG! Eu amo esse jogo! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria muito mesmo.
    Acho que Fatal Frame é o melhor jogo de Horror para Ps2, esse jogo me causou tormento realmente (:

    ResponderExcluir